Teorema de Pitágoras (Exatas)
- Gabriel João
- 12 de ago. de 2016
- 2 min de leitura
Disciplina:Matemática
Alunos: José Victor,Kaio Kayky e Reinaldo Gomes

Teorema de Pitágoras
Quem foi Pitágoras?
(Alguns fatos apresentados aqui sobre a biografia deste filósofo são incertos, pois é envolta por lendas e relatos de outros escritores e tudo o que dele sabemos deve-se ao que foi transmitido oralmente não tendo deixado nada escrito)
Pitágoras foi um importante matemático e filósofo grego. Que nasceu entre os anos 580-570 a .C em Samos, uma ilha grega na costa marítima do que hoje é a Turquia. Ainda jovem impressionava os mestres das escolas de Samos. Com 16 anos de idade, foi enviado para Mileto, para estudar com Tales, o maior sábio da época, que impressionado com os conhecimentos do aluno, passou a estudar suas descobertas de Geometria e Matemática.
Em busca de novos conhecimentos, Pitágoras viajou pela Síria, Arábia, Caldeia, Pérsia, Índia e Egito, onde morou por mais de vinte anos, e se tornou sacerdote. Seguiu para o sul da Itália, em Crotone, onde fundou uma irmandade religiosa, dedicada à Matemática, à Religião, à Filosofia e Política.
Pitágoras e seus adeptos acreditavam que a alma humana fosse imortal e retornasse a Terra, sempre em diferentes pessoas. Atribui-se a Pitágoras o desenvolvimento do sistema decimal, da tábua de multiplicação e das proporções aritméticas. Acreditavam que a Terra, as estrelas, os planetas e o Universo como um todo eram esféricos e que os caminhos percorridos pelos planetas fossem circulares.
Como matemático Pitágoras não se contentava em dizer frases, tudo era provado geometricamente com um teorema, entre eles: a soma dos ângulos internos de um triângulo é igual à soma de dois ângulos retos. O volume de um cubo é igual a sua aresta multiplicada três vezes por si mesma, originando a expressão “elevar ao cubo”.
Pitágoras foi quem criou a palavra "Filósofo" e "Matemática".
Provavelmente, morreu em 497 ou 496 a.C em Metaponto (região sul da Itália).
O teorema
Durante a sua visita pelo Egito, impressionado com as pirâmides, Pitágoras desenvolveu o famoso teorema que leva o seu nome. De acordo com este, é possível calcular o lado de um triângulo retângulo, conhecendo os outros dois. Desta forma, ele conseguiu provar que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.
Considerado uma das principais descobertas da Matemática. Ele descreve uma relação existente no triângulo retângulo. Vale lembrar que o triângulo retângulo pode ser identificado pela existência de um ângulo reto, isto é, que mede 90º. O triângulo retângulo é formado por dois catetos e a hipotenusa, que constitui o maior segmento do triângulo e localiza-se opostamente ao ângulo reto.
Exemplo:

Catetos: a e b
Hipotenusa: c
Fórmula: a² + b² = c²
A descoberta dos números irracionais
Foi por meio do Teorema de Pitágoras que os números irracionais começaram a ser introduzidos na Matemática. O primeiro irracional a surgir foi √2, que apareceu no cálculo da hipotenusa de um triângulo retângulo com catetos medindo 1.
Exemplo:

x² = 1² + 1²
x² = 1 + 1
x² = 2
√x² = √2
x = √2
√2 = 1,414213562373....
Comments