Pentatlo Moderno (Biológicas)
- Gabriel João
- 11 de ago. de 2016
- 6 min de leitura

Disciplina: Educação Física
Alunos(as): Ana Beatriz,Arthur José e Naely Nicolly
Pentatlo Moderno
Conceito:
Pentatlo moderno é um desporto olímpico praticado por homens e por mulheres, individualmente ou em equipes. Compõe-se de cinco modalidades diferentes: hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida. É proclamado vencedor aquele que obtiver o melhor desempenho geral ao somar mais pontos. Por essa variedade de esportes, o vencedor do pentatlo é considerado o atleta mais completo.
Surgimento:
O esporte surgiu na Grécia Antiga em 708 a.C., tendo Lampis de Esparta como seu primeiro campeão. Era a modalidade mais nobre dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, que premiava o atleta mais completo. Naquela época, as provas iniciais eram corrida, salto em distância, arremesso de disco e salto em altura. Então, os dois melhores colocados se enfrentavam em uma luta, e o vencedor ganhava não apenas o título, mas, também, prestígio na sociedade, passando a ser aclamado quase como um semideus. Aclamado pelo público, era chamado de "Victor Ludorum" ou "O Vencedor dos Jogos".
No início do século XX, o Barão de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, decidiu estimular a realização do pentatlo moderno. O pentatlo estreou nas Olimpíadas de 1912, em Estocolmo, Suécia.
A Hungria, a Suécia e a Rússia são as nações mais vitoriosas do esporte em Jogos Olímpicos. A única medalha olímpica do Brasil, da América Latina e do Hemisfério Sul no pentatlo moderno é um bronze conquistado por Yane Marques nas Olimpíadas de 2012, em Londres, Reino Unido.
Na Grécia Antigamente, o pentatlo era constituído por provas que pretendiam demonstrar todas as aptidões físicas. Aquando da invenção da versão moderna, Coubertin inspirou-se nos soldados da cavalaria do século XIX, que deveriam saber montar um cavalo desconhecido, disparar, esgrimir, correr e nadar.
Apesar da longa tradição nos Jogos, o estatuto olímpico do pentatlo moderno tem sido posto em causa nos últimos anos, principalmente devido à fraca popularidade do desporto fora da Europa. No entanto, o Comitê Olímpico Internacional decidiu que permanecerá no programa olímpico pelo menos até 2020.
Regras:
Em primeiro plano, devemos destacar que toda a disputa ocorre em um dia único. Os participantes, por sua vez, vão recebendo pontos conforme o desempenho notado em cada um dos esportes. No final da última prova, o que reunir a maior quantia de pontos (oriundos de todas as provas: tiro, natação, esgrima, corrida e hipismo) é considerado o grande vencedor.
A prova que decide realmente o vencedor é sempre a de corrida. Isso acontece pelo fato de que todos os pontos acumulados nas outras disputas se transformam em tempo, e no caso, o que ganha a corrida se torna o campeão do dia.
Modalidades:
1- Esgrima
É na segunda fase de prova que as coisas começam realmente a ficar sérias: agora, todos os atletas podem se enfrentar. As disputas de esgrima são realizadas por meio de um instrumento: a espada. E cada uma das lutas tem a duração de apenas um toque: o que o fizer primeiro é o verdadeiro vencedor do confronto. Caso haja o empate, ou seja, nenhum jogador venha a tocar o outro em até um minuto, os dois são considerados perdedores.
Para conseguir os 1000 pontos, ele precisa ganhar cerca de 70% de todas as lutas. Em uma competição com 32 atletas, por exemplo, o indivíduo deveria vencer 22 partidas para conseguir todos os pontos da prova.
2- Natação
Contra o tempo, os atletas devem percorrer 200 metros. E quem ganha não é necessariamente o indivíduo que chega primeiro, mas sim, o que realiza a prova total em menos tempo. Geralmente, os homens conseguem os 1000 pontos quando realizam a prova em 2 minutos e 30 segundos, e as mulheres, em 2min40.
3- Hipismo
Partimos já para a quarta modalidade no que diz respeito às regras do pentatlo moderno. No hipismo, o participante deve cavalgar em um cavalo totalmente desconhecido em um trajeto que varia entre 350 e 450 metros. São 12 diferentes obstáculos e no total 15 esforços, lembrando que a altura máxima é de 1,20 m para cada um deles, além de ser um duplo e um triplo.
4- Corrida
É agora que tudo realmente entre em jogo: a corrida é a parte final da prova, em que os atletas devem percorrer 3 quilômetros em qualquer tipo de ambiente. Agora, a pontuação final do pentatlo é transformada em tempo, e os indivíduos com mais pontos são aqueles que dão início à prova primeiro.
5- Tiro
Cada um dos participantes deve atirar 20 vezes, em diferentes alvos estáticos localizados a 10 metros. Se o indivíduo acertar todos perfeitamente, consegue reunir no máximo 200 pontos. Porém, para conseguir os 1000 pontos totais do pentatlo, ele precisa garantir somente 172 pontos.
Federação:
O pentatlo moderno é organizado internacionalmente pela UIPM (União Internacional de Pentatlo Moderno), fundada em 1948 e com sede em Monte Carlo (Mônaco). Atualmente é composta por 114 federações nacionais.
Categorias:
As Categorias de acordo com a UIPM(União Internacional de Pentatlo Moderno) são as seguintes:
Jovens – de 10 a 18 anos
Juniors – de 19 a 21 anos
Seniors – acima de 22 anos
Masters – acima de 30 anos
Curiosidades:
- Os países com mais medalhas olímpicas no pentatlo moderno são Hungria (9 de ouro, 8 de prata e 5 de bronze) e Suécia (9 de ouro, 7 de prata e 5 de bronze).
- O maior medalhista olímpico da história do pentatlo moderno é o russo Pavel Lednev. O superatleta possui em seu currículo sete medalhas olímpicas (2 de ouro, 2 de prata e 3 de bronze).
- A atleta britânica Stephanie Cook foi a primeira mulher a conquistar uma medalha olímpica de ouro no pentatlo moderno. O feito ocorreu no ano 2000, nos Jogos Olímpicos de Sydney.
- O pentatlo moderno chegou ao Brasil em 1922. Porém, somente nos Jogos Olímpicos de Berlim (1936), ocorreu a estreia brasileira neste esporte.
- Pelo nível de exigência do esporte, os militares costumam obter destaque em sua prática no mundo todo.
Existe também outro esporte similar, o Pentatlo Militar.
O pentatlo militar é composto pelas seguintes provas: Tiro, natação utilitária com obstáculos, corta-mato ou corrida através do campo (cross), lançamento de granadas e por uma corrida numa pista de obstáculos. Em 1946, o Capitão Henri Debrus, oficial francês, teve a ideia de organizar uma competição desportiva reservada a militares onde pudessem por em prática o seu treino próprio.
Nessa época, faziam parte do treino das unidades da Força Aérea Holandesa uma prova atlética que consistia num conjunto de atividades próprias do combatente com o fim de avaliar o seu desempenho. Fazia parte dessa competição a marcha, a corrida de obstáculos, o salto em paraquedas e determinadas operações de combate com utilização de armas e granadas.
O Capitão Henri Debrus tomou como base a prova atrás descrita, eliminou os saltos de paraquedas e modificou as restantes provas dando-lhe um cunho mais competitivo com o objetivo de constituir um conjunto de atividades que representassem o treino do combatente.
Em 1947, organizou a primeira competição no Centro de Treino Físico Militar, em Freiburg, na Alemanha (zona de ocupação das tropas francesas). Participaram a Bélgica, a França e a Holanda.
Com a experiência obtida nessa competição, melhorou os regulamentos e fez aprovar pelas Forças Armadas Francesas todas as disciplinas que compõem a competição, sob o nome de Pentatlo Militar.
O Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM) interessou-se por esse projeto organizando anualmente um campeonato mundial.
Em 1988 as nações escandinavas testaram pela primeira vez regras apropriadas para uma competição feminina. Desde o Campeonato Mundial Militar de Pentatlo Militar de 1991, realizado em Oslo, na Noruega, as competições femininas têm sido realizadas anualmente. As regras para a competição feminina são praticamente iguais às da competição masculina com algumas pequenas alterações.
Com a queda do Pacto de Varsóvia as competições de Pentatlo Militar sofreram um grande impulso. A partir de 1992, no campeonato mundial realizado em Munique, as nações de Leste começaram, também, a participar nos campeonatos mundiais militares.
Em 1993, durante o Campeonato Europeu de Pentatlo Militar, realizado na Áustria, pela primeira vez foi testado uma prova de estafetas ou revezamentos, utilizando, para tal, a pista de obstáculos de 500 metros, subdividida em quatro percursos distintos a serem efetuados pelos elementos da equipe participante. A partir de 1995 esta nova disciplina foi introduzida nos Campeonatos Mundiais Militares de Pentatlo Militar.
Nos últimos anos, o Pentatlo Militar tem tido uma expansão significativa, tornando-se numa modalidade cada vez com mais praticantes, participando nos Campeonatos Mundiais Militares cerca de trinta países.
As competições masculinas têm sido dominadas pelo Brasil e pela China, enquanto que as femininas pela China, Dinamarca e mais recentemente pela República Popular da Coreia do Norte.
Atualmente, o Pentatlo Militar já não e apenas um desporto organizado por militares para militares. Vários países, especialmente os países nórdicos e da Europa Central, adotaram a competição para civis e tem organizado diversas competições.
Comentarios